quinta-feira, 5 de junho de 2014

Visão para os cegos

        Existem várias razoes para deixar pessoas cegas, desde cataratas até mesmo um tocar com algo no olho, e há que já nasça sem o sentido da visão.
        Até à pouco tempo, pouco ou nada se podia fazer para tratar tal lesão, outrora irreversível. Agora uma equipa de investigadores americanos decidiram explorar melhor esse problema, e descobriram que em muitos casos - muitos casos mesmo - ainda haviam alguns nervos óticos vivos, sem qualquer dano, e puseram se a perguntar: Será que dá para retomar a visão a um individuo se ainda tem nervos óticos? Pois, de facto eles conseguiram responder a essas questões.
        Esta equipa criou um tipo de óculos especiais. Estes óculos ficariam ligados aos nervos óticos restantes de ambos os olhos. As câmaras frontais iriam captar a realidade com uma qualidade de imagem e ângulo de visão tão reais quanto os visuais tem.
        Mas eles não ficaram por aqui. A equipa, para além de terem criado este tipo de óculos, também criaram óculos do mesmo género mas com visão noturna, infravermelha e até visão UV. 
         O mercado deles é promissor e irá ser possível obter esta tecnologia no entre o ano 2016 e 2020



Fonte: "Stephen Hawking Science of the Future", National Geographic Channel 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário