quarta-feira, 4 de junho de 2014

Portugueses modificam parasita da malária

Uma equipa de investigadores portugueses modificou geneticamente parasitas da malária em roedores para estes obrigarem o sistema imunitário humano a combater o parasita em pessoas e vão receber 1,2 milhões de dólares da Fundação Gates para testar a descoberta.

Este financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates permitiu à equipa fundamentar a investigação, demonstrando, nomeadamente, que o parasita de roedores tinha a capacidade de infetar as células de fígado humano, fase necessária para gerar imunidade.

Para demonstrar a eficácia da ideia, os investigadores mostraram que «o tal parasita de roedores geneticamente modificado para expressar uma proteína de um parasita que infeta humanos tinha a capacidade de espoletar uma resposta imunitária capaz de identificar e reconhecer o parasita humano e capaz de inibir a infeção pelo parasita humano».

Os ensaios deverão realizar-se na Holanda, num «centro com grande experiência nestes centros experimentais» e em voluntários saudáveis (holandeses).


http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/malaria-investigadores-portugueses-vacina-fundacao-gates-ciencia-tvi24/1511817-4069.html

Sem comentários:

Enviar um comentário