quarta-feira, 4 de junho de 2014

Investigadores portugueses eliminaram sepsis em ratinhos


Investigadores portugueses conseguiram controlar a sépsis em animais através de um medicamento usado no tratamento do cancro, uma descoberta que em breve será testada em pessoas e que se apresentar os mesmos resultados pode salvar milhões de vidas.
Apesar da dimensão desta doença (que consiste numa infeção generalizada que leva à falência de órgãos), o tratamento médico continua a usar «os mesmos princípios de atuação de há 50 anos, baseados no controlo imediato do foco de infeção por antibióticos cada vez mais potentes - e medidas de suporte de órgãos».
Os investigadores começaram por «basear-se nos mecanismos da doença. Sabemos que há mediadores inflamatórios (substâncias no organismos) que são importantes para o início da sépsis, ou seja, a doença não acontece sem eles», explicou.
Para tal, foram testados cerca de 2.300 fármacos aprovados para uso clínico num ensaio «in vitro» (em cultura de células), com o objetivo de observar os que modificavam a produção dos mediadores.
Os investigadores encontraram vários fármacos com estas características, dos quais dez foram posteriormente testados no modelo animal (ratos).
Para isso foi provocada uma infeção abdominal muito grave nos animais, capaz de lhes provocar a morte em 48 horas, e depois administrado um medicamento citoestático (usado no tratamento de cancros, nomeadamente no da mama), mas em doses muito mais baixas (cerca de 10 por cento da dose normalmente usada nos tumores).
O fármaco em questão revelou um efeito anti-inflamatório e de proteção de órgãos e tem a vantagem de já ser aprovado ainda que para outra indicação terapêutica o que permite ultrapassar algumas fases de testes iniciais de tolerância e segurança.

http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/sepsis-portugueses-investigadores-instituto-de-medicina-molecular-luis-ferreira-moita-morte-hospitalar/1505780-4069.html

Sem comentários:

Enviar um comentário