quarta-feira, 4 de junho de 2014

Alimentação saudável reforça sistema imunitário

Uma alimentação saudável de acordo com a roda dos alimentos é a melhor forma de a população se prevenir à mesa contra a gripe, de acordo com nutricionistas, que só aconselham suplementos a quem apresente desequilíbrios nutricionais.

"O que a população tem de fazer [para se prevenir em relação à gripe] é uma coisa tão simples como esta: fazer uma alimentação saudável", disse à Lusa a professora Flora Correia da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Esta professora, que é também membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, realça a importância de se cumprirem diariamente os sectores e as quantidades indicadas na roda dos alimentos, sem esquecer a água, "fundamental" na prevenção e tratamento de doenças como a gripe.
A presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), Alexandra Bento, partilha da mesma opinião e lembra que os bons hábitos alimentares devem ser uma constante e não esporádicos.
"Se a alimentação for saudável ao longo da vida, temos todos os nutrientes de que necessitamos, nomeadamente para termos o sistema imunitário bem reforçado", acrescentou.
Mesmo assim, Alexandra Bento aconselha, em períodos de gripe, alimentos ricos em vitaminas e minerais como frutas e legumes, para reforçar o sistema imunitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário