sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Uso de pesticidas na gravidez aumenta o risco de leucemia infantil


Unidade 1 - Reprodução humana e manipulação da fertilidade




Uso de pesticidas na gravidez aumenta o risco de leucemia infantil
Um estudo realizado por alguns investigadores espanhóis revela que o uso de pesticidas é particularmente perigoso na gravidez e infância. E, no entanto, mais de metade das grávidas utiliza regularmente estes compostos químicos.
Monitorizando a gravidez e primeiro ano de vida de cerca de 2.500 mulheres e crianças, respetivamente, a equipa de investigadores descobriu que 54 % das grávidas usavam algum tipo de pesticida.
Segundo Sabrian Llop, autora principal do artigo, “A exposição a pesticidas durante a gravidez ou infância demonstra ter um impacto negativo sobre o crescimento do feto, bem como efeitos neurológicos, e pode também aumentar o risco de leucemia infantil.”
As principais formas de exposição a estas substâncias são por inalação, contato com a pele e ingestão acidental.
“Estes resultados são importantes porque permitem que essas informações sejam utilizadas para chegar a medidas preventivas, especialmente em fases vulneráveis da vida. Fetos e crianças são especialmente vulneráveis à exposição e pesticidas, dado que os seus mecanismos e sistemas imunitários não estão totalmente desenvolvidos”, conclui Llop.

Sitiografia: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/uso-de-pesticidas-na-gravidez-aumenta-o-risco-de-leucemia-infantil

Sem comentários:

Enviar um comentário