quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Os 11 preservativos do futuro

Unidade 1 - Métodos Contracetivos

O apelo de ideias para novos preservativos foi respondido com mais de 800 propostas. Onze vão agora ser testadas.

Com nanopartículas, de colagénio ou ultarsensorial. Avançado, dinâmico, com resistência superior, extrassensível ou ultrafino. A Fundação Bill&Melinda Gates pediu ideias para a nova geração de preservativos, capazes de «preservar significativamente ou aumentar o prazer». E os investigadores de todos o mundo responderam. Ao todo, foram recebidas 812 propostas, 11 das quais merecedoras de cerca de 74 mil euros cada para levar a ideia a bom porto. Valor que pode chegar aos 740 mil euros se conseguirem convencer.
Tendo em conta que «o pensamento inovador é essencial para superar os desafios mais persistentes da saúde global», o programa Grand Challenges Explorations investe para incentivar os cientistas «a expandir o fluxo de novas ideias». E apesar de os preservativos salvarem vidas, continuam a ser, para muitos, incompatíveis com o prazer que se quer ter numa relação mais íntima.
É para acabar com esta ideia – e com a sensação que não raras vezes a acompanha – que se vão redobrar os esforços. Do Reino Unido vem a sugestão de um preservativo feito de um material capaz de proporcionar um ajuste universal, projetado «para apertar suavemente na relação sexual, aumentando a sensibilidade». Uma equipa norte-americana sugere um revestimento para melhor proteger contra o rompimento e um grupo indiano vai trabalhar para criar um preservativo mais fino e condutor de calor.


Sem comentários:

Enviar um comentário