quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vírus gigante regressa ao ativo em forma de “zombie”

Unidade 3 - imunidade e controlo de doenças

Gigante em tamanho, zombie por estar adormecido há quase 30 mil anos. Congelado no norte da Rússia há mais de 30 mil anos, este é o maior vírus alguma vez descoberto.
Agora “descongelado”, depois de um salto milenar no tempo, o vírus ainda está ativo. Os cientistas chamam a este vírus zombie de Pithovirus sibericum.
A bióloga Eugene Koonin, do National Center for Biotechnology Information em Bethesda, Estados Unidos, refere que este vírus “é algo diferente dos vírus gigantes que já conhecemos”.
Apesar de a palavra “vírus” causar pânico devido à relação que se faz com algumas doenças perigosas, este gigante é quase inofensivo aos humanos, afetando apenas outros seres unicelulares conhecidos como amoebas.
O mega-vírus, descoberto pelos biólogos Jean-Michel Claverie e Chantal Abergel, da Universidade Aix-Marseille, em França, é 15 vezes maior que o vírus da SIDA.
Segundo diz o site Student Science, a descoberta do Pithovirus Sibericum foi quase acidental enquanto os dois biólogos estudavam um solo pergelissolo com amoebas. Quando estes seres uniceluares morreram, Claverie e Abergel foram à procura da causa e, assim, encontraram o mega-vírus.
Com esta descoberta, os cientistas não fazem ideia do tamanho que os vírus podem alcançar e estão empolgados pela possibilidade de encontrar algo maior “amanhã”.
Vírus gigante regressa ao ativo em forma de “zombie”

Sitiografia :http://querosaber.sapo.pt/ciencia/virus-gigante-volta-em-forma-de-zombie

Sem comentários:

Enviar um comentário